Alegrias e tristezas no feriado em Presidente Figueiredo

12/10/2010

Nos últimos dias 10 e 11 de outubro, juntamente com a esposa e filhos, estive em Presidente Figueiredo com a exclusiva finalidade de obter algum descanso do nosso complexo cotidiano manauara.

Acho que a última vez que estive em Presidente Figueiredo foi no final do ano de 2008, época em que a entrada da cidade ainda estava por ser asfaltada, ou seja, era “um barro só”.

Passados 3 anos, tenho que admitir, a cidade melhorou, já que aquela antes vergonhosa entrada já está completamente asfaltada.

Mas vamos ao que vi por lá …

Apesar da seca que assola o Estado, a cidade continua com a suas belas cachoeiras e corredeiras, mas a maioria dos frequentadores não tem a mínima consciência ambiental, já que ainda se produz muito lixo por lá (latas de cerveja e refrigerante).

Também vi muitas queimadas, em plena luz do dia, na estrada para Balbina. Ao que parece, pelo pude constatar, os proprietários estão se valendo das queimadas para fins de criação de gado, o que, além de configurar crime ambiental, é lastimável.

Ainda no domingo, jantamos numa cantina próxima da pousada na qual ficamos. Um noite fria, daquelas que um dia tivemos em Manaus e que, pelo visto, nunca mais teremos.

Inevitável o saudosismo.

E pensar que, um dia, na maravilhosa década de 70, Manaus teve igarapés com águas cristalinas, cachoeiras e  muitas árvores.

Quem tem mais 35 anos (eu estou com 39) deve lembrar dos balneários do Bancrévea Clube de Campo (atualmente ocupado pelo depósito da Ramsons, na Torquato Tapajós), do Parque 10 de Novembro, da Ponte da Bolívia. Que época maravilhosa !

Infelizmente, Manaus está se transformando em uma selva de pedra. O verde está dando lugar aos edifícios condominiais e os igarapés com águas cristalinas se transformaram em esgoto a céu aberto.

Proporcionalmente, para a nossa infelicidade, os igarapés de Manaus estão muito semelhantes aos rios Pinheiros e Tietê, ambos de São Paulo, famosos pela cor escura e pelo odor desagradável.

Espero que Presidente Figueiredo continue sendo a Manaus de 30 anos atrás …

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: